O QUE COSTURAR COM O TECIDO ALFAIATARIA VISCOSE ENCORPADA MARROM CHOCOLATE?
O tecido Alfaiataria Viscose Twill é muito usado para confecção de roupas de verão, como blusas de alcinha ou de manga, saias e vestidos curtos ou longos de saias rodadas ou com um caimento mais leve. Nos modelos de vestidos, a alfaiataria viscose twill pode ser usada para confecção do vestido tubinho clássico, bem como para modelos com saia godê e evasê.
Também é um um tecido utilizado para confecção de peças da alfaiataria como: colete, diversos modelos de calças como calça social, calça clochard, calça cenoura e calça pantalona. Além de shorts e bermudas estilo alfaiataria e saia mais justas e soltas, kimonos e conjuntos também ficam perfeitos e com um ótimo caimento.
Do casual chic e social à alfaiataria, esse tecido é versátil e muito elegante.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO ALFAIATARIA VISCOSE TWILL::
- É um tecido bem maleável e proporciona muito conforto para peças que são mais justas ao corpo e também apresenta um ótimo efeito em peças mais soltinhas.
- Apesar de ser um tecido composto por poliéster não é um tecido quente devido a sua tecnologia e qualidade pois possui a trama bem fechada, em comparação a outros tecidos de poliéster com brilho e que possuem a trama mais aberta.
- É um tecido de caimento leve;
- Possui uma leve estrutura sem perder o seu caimento e movimento;
- Possui uma gramatura maior que uma viscose tradicional, sendo muito utilizada em peças de alfaiataria feminina e masculina como na confecção de camisas;
- Proporciona frescor e conforto para roupas de verão;
- Tem uma ótima capacidade de absorção da umidade e transpiração;
- As opções de viscose de menor gramatura são mais finas e amassam mais, já as mais encorpadas como a viscose twill tendem a amassar menos.
QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO PARA A ALFAIATARIA VISCOSE TWILL?
Não se trata de um tecido transparente, mas por ser fino é indicado o uso de forro para saias, vestidos e calças. Sugestões de tecidos para forro: cambraia de algodão, tecido 100% poliéster para tecidos leves, tricoline, seda pluma e a própria viscose.
A VISCOSE NA HISTÓRIA DA MODA
A viscose é a primeira fibra têxtil artificial utilizada desde 1905. Surgiu devido a busca por alternativas às fibras naturais, como algodão e seda.
Foi descoberta por um químico suíço chamado Georges Audemars que desenvolveu um processo para transformar a celulose, derivada da madeira, em fibras têxteis. Mais tarde, cientistas britânicos aprimoraram esse processo e fabricaram a “seda artificial”, a viscose.
A viscose logo ganhou popularidade na moda devido à sua capacidade de imitar a aparência e o toque da seda, mas com um custo mais baixo. Com o avanço da tecnologia, surgiram novas técnicas de tingimento e estamparia que contribuíram para a diversificação das opções de viscose.
DICA DA ESTILISTA INÊS MAXIMUS PARA USO DO TECIDO ALFAIATARIA VISCOSE TWILL:
Ao lavar o tecido, pendure as peças de viscose encharcadas de água no varal. A água fará com que ela pese e assim, secará mais lisa, o que irá facilitar na hora de passar com ferro.
Para escolher um tecido de poliéster de qualidade atente-se à trama do tecido, escolha tecidos que possuam a trama mais fechada e a superfície fosca.
O forro é sempre indicado para dar um melhor acabamento e conforto às peças. Para quem prefere um forro mais elegante pode utilizar tecidos mais nobres, como jacquard. E tem as opções mais acessíveis como o bemberg, cetim ou tecidos de acetato.