A renda surgiu na Europa no fim da Idade Média e só chegou ao Brasil no século XVIII, através das famílias portuguesas colonizadoras. É um tecido de malha aberta fino e transparente, super delicado.
Seus desenhos graciosos são formados pelo entrelaçamento de fios de linho, seda, algodão ou até mesmo de ouro. As mais comuns são de algodão e poliéster que são bordadas sobre tules e telas e ainda podem ser rebordadas com pedrarias. Podem ser produzidas de forma mecânica ou manualmente, utilizando agulhas, almofadas, bilros ou simplesmente os dedos.
Existem muitas variações de renda. A Renda Chantilly é uma das preferidas entre as mulheres e os grandes estilistas, por conta da sua elegância e delicadeza. Tem este nome porque foi desenvolvida na região de Chantilly, na França.
A Renda Chantilly é caracterizada por um padrão de flores, galhos e faixas num fundo de rede plana. Seu caimento é leve e delicado, permitindo movimentos de maneira fluída. Possui toque macio e alta qualidade, que refletem na sua nobreza.
Essa renda é uma escolha clássica entre as noivas mais românticas, que sonham com um vestido sofisticado e que revele um toque de delicadeza e feminilidade. No entanto, seu uso não é exclusivo na moda noiva. A renda chantilly também pode ser utilizada em vestidos de festa e em detalhes e acabamentos de diversas peças femininas.
Sugestões de modelos com Renda Chantilly:
- Linha Wedding: vestidos soltos ou mais ajustados ao corpo, saias godê, evasê ou sereia;
- Moda Festa: vestidos soltos ou mais ajustados ao corpo, saias godê, evasê ou sereia para madrinhas e formandas;
- Moda Casual: detalhe em blusas, vestidos, mangas, saias e macacões.
Dica da estilista Inês Maximus:
- Quando uma noiva, formanda ou convidada deseja confeccionar um vestido onde seja preciso recortar a renda para depois aplicá-la, é importante observar se a renda escolhida combina com o modelo da peça. Para quem prefere as rendas mais delicadas e finas, sem muito relevo, a dica é apostar nas rendas francesas. A Renda Chantilly é mais difícil de aplicar e requer muita habilidade por parte da costureira para evitar que rebite. Já a aplicação da renda em relevo é mais simples;
- Para as noivas, as rendas costumam ser de duas cores: branco natural, também chamado de off-white e o branco ótico, que é aquele bem branco.