O tecido cetim bucol é uma variação famosa do cetim e é muito parecido com o cetim italiano. A diferença está na gramatura, ou seja, na espessura do tecido. O cetim bucol é um pouco menos encorpado que o cetim italiano. Embora seja mais leve, as características de caimento permanecem. Ou seja, ele é um tecido que confere mais volume e estrutura para as roupas.
Esse é um tecido mais voltado para moda festa, já que proporciona volume nas peças. Vestidos com saia godê ou evasê e saias ficam lindos e super charmosos com o brilho acetinado que ele tem.
O cetim bucol também é um tecido muito utilizado em vestidos infantis, porque ele dá o volume ideal para vestidinhos com a saia rodada. Como ele é um tecido de textura lisa, ele não incomoda em contato com a pele, o que é ótimo para qualquer roupa, mas principalmente para as crianças que precisam de bastante conforto.
O cetim é um tecido clássico do mundo da moda, conhecido principalmente pelo toque sedoso e brilho acetinado. Ele tem a textura lisa, e tem direito e avesso, onde o avesso é sempre o lado opaco e o direito o lado acetinado. Feito de fios de seda, ele surgiu na China, por volta da idade média e era usado nas vestimentas dos nobres, reis e rainhas da época.
Hoje, com o avanço da tecnologia do mundo textil, nós temos o cetim na sua versão de fibras sintéticas e ele está tanto na moda festa, nos glamourosos vestidos de gala, quanto na modinha mais casual.
Por ser um tecido com um brilho bem acetinado, ele remete muito aos vestidos de festa. No entanto, qualquer tipo de cetim, pode ser usado em várias peças da moda casual também.
Blazers, vestidos, saias, calças, blusinhas de cetim são puro charme. Aí vai da sua criatividade e ousadia na hora de montar seus looks. Isso é o mais legal da moda: a liberdade de inventar e reinventar.
O cetim é um tecido muito antigo e que nem de longe é usado só na moda. Nós encontramos o cetim tanto na parte de decoração como capas de almofada, cortinas como em colchas e lençóis. E justamente por ele ser um tecido tão versátil e disseminado, as pessoas acabam confundindo um pouco o cetim com outros tipos de tecido.
Uma confusão clássica é confundir o cetim com crepes acetinados. Mesmo que na maioria das vezes isso não vá influenciar no resultado final da peça, é muito importante você saber diferenciar. Se você é costureira, você precisa saber orientar a sua cliente na hora de comprar e se você não é costureira precisa saber para de fato diferenciar na hora da compra.
O crepe vem de "crespo" e isso remete a textura creponada que ele tem. Já o cetim, é totalmente liso, sem textura. Então o crepe pode ter o brilho e o caimento igual ao cetim, mas isso não significa que ele é um cetim.
Sugestões de modelos com Cetim Bucol:
- Linha wedding (noivas), vestidos estruturados, com saias em volume, modelo saia godê ou evasê;
- Moda Festa: vestido estruturados para madrinhas, daminhas e formandas, com drapeados, pregas e recortes.