O tecido cetim com elastano, de todos os tipos de cetim que existem, é o mais popular, inclusive, o de valor mais acessível. Ele tem o caimento mais leve e geralmente o brilho dele é mais intenso, um acetinado bem forte.
Esse é um tecido indicado para ser usado exclusivamente como forro. Um cetim de forro. Isso porque diferente dos outros cetins, a trama do cetim com elastano tem menos fios e é mais frágil. Então esse é um tecido que puxa fio com facilidade e o caimento dele não é um caimento maleável. Embora ele seja leve, o caimento dele é mais firme, bem diferente do cetim toque de seda, por exemplo.
O cetim com elastano é um ótimo forro pra uma infinidade de tecidos e roupas. Como ele tem esse brilho, ele dá um charme como forro e o fato dele ter elastano, agrega conforto e mobilidade.
Pode ser usado como forro do crepe pasquale, crepe dior, crepe valentino... Tanto na moda festa, como em peças mais casuais, como blazer, saias e blusas. É só analisar que tipo de roupa se deseja confeccionar.
O cetim é um tecido clássico do mundo da moda, conhecido principalmente pelo toque sedoso e brilho acetinado. Ele tem a textura lisa, e tem direito e avesso, onde o avesso é sempre o lado opaco e o direito o lado acetinado. Feito de fios de seda, ele surgiu na china, por volta da idade da média e era usado nas vestimentas dos nobres, reis e rainhas da época.
Hoje, com o avanço da tecnologia do mundo textil, nós temos o cetim na sua versão de fibras sintéticas e ele está tanto na moda festa, nos glamourosos vestidos de gala, quanto na modinha mais casual.
Por ser um tecido com um brilho bem acetinado, ele remete muito a vestidos festa, vestidos da noite. Mas o cetim, qualquer tipo de cetim, pode ser usado em várias peças da moda casual também.
Blazers, vestidos curtos, saias, calças, blusinhas de cetim são puro charme. Aí vai da sua criatividade e ousadia na hora de montar seus looks. Isso é o mais legal da moda: a liberdade de inventar e reinventar.
O cetim é um tecido muito antigo e que nem de longe é usado só na moda. Nós encontramos o cetim tanto na parte de decoração como capas de almofada, cortinas como em colchas e lençóis. E justamente por ele ser um tecido tão versátil e disseminado, as pessoas acabam confundindo um pouco o cetim com outros tipos de tecido.
Uma confusão clássica é confundir o cetim com crepes acetinados. Mesmo que na maioria das vezes isso não vá influenciar no resultado final da peça, é muito importante você saber diferenciar. Se você é costureira, você precisa saber orientar a sua cliente na hora de comprar e se você não é costureira precisa saber para de fato diferenciar na hora da compra.
O crepe vem de "crespo" e isso remete a textura creponada que ele tem. Já o cetim, é totalmente liso, sem textura. Então o crepe pode ter o brilho e o caimento igual ao cetim, mas isso não significa que ele é um cetim.
Sugestões de modelos com tecido Cetim com Elastano:
- Moda Festa: forro para vestidos de crepe pasquale, crepe dior, crepe valentino e cetim bucol com elastano;
- Moda casual: forro para blazer, saias e blusas feitas de crepe pasquale, crepe dior e crepe valentino.