O QUE COSTURAR COM O TECIDO CREPE PATOU OFF WHITE
O Crepe Patou além de ser tecido com caimento muito elegante e uma aparência luxuosa também possui uma ótima maleabilidade e uma espessura média.
O tecido crepe patou é muito utilizado na confecção de vestidos de festa é ideal para fazer modelos com saias no corte godê, evasê e sereia com movimento, mas sem volume ou estrutura.
No estilo casual chic você pode usar o crepe patou para fazer roupas mais justas ao corpo, como vestido tubinho, saia lápis, vestidos e macacão. Modelos transpassados também ficam excelentes.
O ACETATO NA MODA:
A fibra de acetato é um tipo de rayon, derivada da matéria-prima celulose, que pode ser extraída tanto da polpa da madeira quanto do línter de algodão. O línter refere-se a um subproduto gerado durante o processo de extração das fibras de algodão, consistindo em fibras menores que permanecem aderidas ao caroço do algodão. Essa matéria-prima desempenha um papel fundamental na produção de fibras têxteis de alta qualidade.
Mesmo possuindo a mesma matéria-prima da viscose, o que distingue o acetato e confere a ele um caráter mais nobre é o seu processo de obtenção. Diante de sua composição em acetato e viscose, que é uma das fibras mais populares da atualidade e apreciadas no mercado, o crepe de acetato não apenas oferece uma alta durabilidade e conforto, mas também apresenta notável resistência, aliado a um toque sedoso e macio que proporciona a roupa um charme especial.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO CREPE PATOU:
- O crepe patou é um tecido de caimento levemente pesado e trama média, por isso não dá volume nas peças.
- Sua superfície é texturizada e o brilho é muito sutil.
- Não tem transparência, mas precisa de forro para ficar com um bom acabamento, especialmente quando utilizado em vestidos de festa e roupas de alfaiataria.
QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO NAS PEÇAS DE CREPE PATOU?
Sugestões de tecidos de forro: cetim com elastano, crepe lorraine e crepe nuage, seda pluma.
O CREPE NA HISTÓRIA DA MODA
O nome "crepe" diz respeito à forma como esse tecido é fabricado. No processo de tecelagem, há uma torção dos fios em formatos específicos que gera uma trama com a textura mais granulada ou pequenas ondulações - características essas que em francês chamam de "crespo" que é de onde deriva o nosso "crepe".
Já que os crepes recebem esse nome por causa de uma característica da trama, existe, portanto, uma infinidade de crepes diferentes. Dos mais leves aos mais encorpados, com textura e lisos, crepes acetinados e opacos, com elasticidade e sem elasticidade e assim por diante.
DICA DA ESTILISTA INÊS MAXIMUS PARA USO DO CREPE:
Por existirem diversos tipos diferentes de crepes, muitas vezes as marcas de roupas e lojas de tecidos "batizam" seus próprios crepes a fim de diferenciá-los uns dos outros.
Portanto, nem sempre o crepe de duas lojas diferentes será igual porque tem o mesmo nome.
Mais importante que decorar todos os nomes de crepe, é entender e estudar as principais características de cada tecido para escolher aquele que é ideal para sua peça.