O tecido linho é conhecido por ser um tecido de alto luxo que simboliza conforto e elegância.
Ele tem um aspecto "rústico", um toque com mais textura e aquele amarrotadinho charmoso, que deixa o tecido ainda mais com aspecto de natural.
O linho é um dos tecidos mais antigos da história do homem. Ele era usado em velas de barcos e até para embalsamar múmias nas antiguidades.
As roupas feitas de linho naturalmente são mais robustas, com um "quê" de elegância por ele ser um tecido de fibra natural.
A durabilidade dele é ótima, além de não reter calor. É por isso que peças longas como calça e blazer, quando feitas de linho, são ótimas para serem usadas no verão. São peças chaves que fazem toda diferença no look, sem deixar desconfortável.
Seu caimento é levemente estruturado, mas isso vai depender muito da sua composição.
Hoje, dada a variedade de tecidos que encontramos no mercado, o linho pode ser puro, ou seja, 100% linho na composição, ou misto, que é o caso do viscolinho (linho com viscose), linho com elastano e até linho com poliéster.
Não existe um que seja melhor e outro pior, isso vai depender do objetivo da confecção da roupa. Se o objetivo é priorizar o frescor da peça, então quanto mais linho tiver na composição, mais fresquinho vai ser.
Quando possui fibras artificiais como poliéster e elastano na composição, o tecido vai ficando "mais quente". Por outro lado, para quem não gosta do amassado do linho, quanto mais fibra artificial, menos ele vai amassar. Nesse caso, o linho com elastano ou linho com poliéster são uma ótima opção.
Essas variações de linho misto sempre tem o valor mais acessível que o linho puro. Tecidos de algodão como a tricoline, laise e cambraia são excelentes para essa estação porque além de super charmosos, também não retém calor.
Existe também a cambraia de linho, que é o linho numa gramatura mais baixa. A cambraia tem a espessura mais fina, é ainda mais fresquinha e um pouco transparente. Ideal principalmente para confecção de camisas, por dar um caimento leve e delicado.
Para tecidos com fibras naturais, como o caso do linho, o tipo de lavagem mais indicada é a lavagem a seco. Porém, caso prefira uma lavagem manual, lembre -se sempre de molhar o tecido antes do corte, sem torcer. O linho puro pode encolher tanto na largura como no comprimento ao lavar, por isso é recomendado adquirir uma margem de 10 a 15 cm a mais do tecido.
Sugestões de modelos com linho:
- Moda social: blazers camisas femininas e masculinas vestidos, bermudas, shorts, pantacourts e calças que podem conter bolsos, pregas e recortes, nada muito justo ao corpo
- Moda casual: vestidos com mangas ou sem mangas, com bolsos, pregas e recortes, saias godês, evasês com bolsos, franzidos ou preguinhas, que ficam mais soltos ao corpo bermudas, shorts, pantacourts e calças, nada muito justo ao corpo macacão e macaquinhos com ou sem mangas.