O tecido malha helanca rosa bebê é um tecido ideal para confecção de forro para várias peças, especialmente na moda casual.
A malha helanca é mais encorpada que o cetim com elastano (outro tecido para forro) e cede bastante. Para roupas bem justas e que costumam marcar, ela é o forro ideal. Como tem bastante elastano, ela se movimenta junto com o corpo na medida em que precisa esticar proporcionando bastante conforto e por ser bem encorpada, disfarça aquelas marquinhas indesejadas.
O forro influencia diretamente no acabamento, caimento e estrutura das roupas. Uma boa modelagem com o tecido certo para a base e para o forro, e bem acabado deixa uma peça única, sofisticada e elegante. É por isso que não podemos dizer que ele é algo "a parte", mas sim que ele é parte da peça.
Esse tecido também é bastante utilizado para confecção de figurinos de dança, como collant de ballet por exemplo, devido a flexibilidade, conforto para os movimentos e preço acessível.
Os tecidos de malha estão entre os mais antigos do mundo. Não se sabe ao certo quando eles surgiram, mas desde 1.000 a.C. este tecido já era utilizado pelos egípcios. Até o século XVI, a sua produção era manual e só mudou em 1589, quando William Lee inventou uma máquina de tricotar para auxiliar sua esposa na produção dos tecidos na Inglaterra.
A malharia é caracterizada pela estrutura de entrelaçamento de um ou mais fios, em que cada laçada que se forma passa dentro da laçada formada anteriormente, formando carreiras sobrepostas sem que haja um ponto fixo de ligação entre elas. Esta característica diferencia a estrutura da malha dos tecidos planos, que se entrelaçam num ângulo de 90º fazendo uma amarração mais rígida.
Os tecidos de malha são bem maleáveis, com excelente elasticidade e flexibilidade que se adaptam aos movimentos do corpo. Sua porosidade proporciona uma sensação térmica agradável e confortável. No verão os espaços entre os pontos facilitam a transpiração, já no inverno eles servem como isolante térmico impedindo a perda de calor.
Sugestões de modelos com Malha Helanca:
- Moda Festa: forro de vestidos mais justos longos ou curtos;
- Moda Casual: forro para peças casuais mais justas como blusinhas, vestidos, casacos, calções, uniformes, pijamas e peças íntimas.
- Moda Praia: forro para biquínis, maiôs e calções.
Dica da Estilista Inês Maximus:
O forro deve seguir o caimento do tecido de base. Esse é o princípio da escolha certa. Sendo assim, um tecido estruturado precisa de um forro estruturado. Da mesma forma que um tecido leve e esvoaçante precisa de um forro equivalente para manter essa característica do caimento.