Os tecidos de Malha Montaria (neoprene) azul marinho são encorpados e possuem bastante elasticidade. Apresentam uma superfície lisa, com brilho sutil. Semelhantes ao crepe scuba, só que mais encorpados.
Os tecidos de montaria são versáteis, pois podem substituir, de forma muito mais leve e confortável, o neoprene na confecção de peças casuais mais justas ao corpo. Apresentam uma leve transparência, por isso é indicado forro no caso de saias, calças e vestidos.
Além disso, também podem ser utilizados para fazer vestidos e saias soltinhas com um efeito mais estruturado. É ideal para peças em corte godê.
Os tecidos de malha são bem maleáveis, com excelente elasticidade e flexibilidade que se adaptam aos movimentos do corpo. Sua porosidade proporciona uma sensação térmica agradável e confortável. No verão os espaços entre os pontos facilitam a transpiração, já no inverno eles servem como isolante térmico impedindo a perda de calor.
A malha está entre os mais antigos tecidos do mundo. Não se sabe ao certo quando ela surgiu, mas desde 1.000 a.C. este tecido já era utilizado pelos egípcios. Até o século XVI, a sua produção era manual e só mudou em 1589, quando William Lee inventou uma máquina de tricotar para auxiliar sua esposa na produção dos tecidos na Inglaterra.
A malharia é caracterizada pela estrutura de entrelaçamento de um ou mais fios, em que cada laçada que se forma passa dentro da laçada formada anteriormente, formando carreiras sobrepostas sem que haja um ponto fixo de ligação entre elas. Esta característica diferencia a estrutura da malha dos tecidos planos, que se entrelaçam num ângulo de 90º fazendo uma amarração mais rígida.
Sugestões de modelos com Malha Montaria:
- Moda casual: peças mais justas ou mais soltas no modelo godê; vestidos, saias e calças.