Os tecidos de malha montaria verde são bem maleáveis, com excelente elasticidade e flexibilidade que se adaptam aos movimentos do corpo. Sua porosidade proporciona uma sensação térmica agradável e confortável. No verão os espaços entre os pontos facilitam a transpiração, já no inverno eles servem como isolante térmico impedindo a perda de calor.
A malharia é caracterizada pela estrutura de entrelaçamento de um ou mais fios, em que cada laçada que se forma passa dentro da laçada formada anteriormente, formando carreiras sobrepostas sem que haja um ponto fixo de ligação entre elas. Esta característica diferencia a estrutura da malha dos tecidos planos, que se entrelaçam num ângulo de 90º fazendo uma amarração mais rígida.
O QUE COSTURAR COM O TECIDO MALHA MONTARIA
A malha montaria pode ser utilizada para fazer vestidos e saias soltinhas com um efeito mais estruturado. É ideal para peças em corte godê. Como também peças mais justas como vestidos tubinho e saias mais ajustadas ao corpo e também calças pantalona e pantacourt. Possui muita elasticidade, por isso é indicado para confecção de peças justinhas ao corpo de moda festa ou casual.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO MALHA MONTARIA
Os tecidos de Malha Montaria são encorpados e possuem bastante elasticidade. Se ajustam muito bem ao corpo proporcionando muito conforto. Apresentam uma superfície lisa e opaca e um caimento pesado.
Os tecidos de montaria são versáteis, pois podem substituir, de forma muito mais leve e confortável, o neoprene na confecção de peças casuais mais justas ao corpo.
O uso de forro é indispensável para as peças confeccionadas de malha montaria, os forros indicados são a malha helanca e a malha 2º pele.