Os tecidos de malha tricô levam este nome por parecerem que foram laçados inteiros à mão. Tem a textura e aparência do tricô artesanal, mas com a maleabilidade e elasticidade da malha.
As linhas se formam numa superfície entrelaçada, apresentando um leve e sofisticado brilho metalizado. O caimento destes tecidos é pesado e "molinho". Não conferem estrutura às peças.
Por ser quentinho, o tricô é indispensável no inverno. Além disso, apresenta um charme vintage especial que torna qualquer look invernal mais elegante. Os tecidos de malha tricô são uma excelente opção para substituir o tricô artesanal, pois além de apresentarem estas qualidades, também são mais fáceis e práticos de manusear.
São ideais para fazer peças aconchegantes para serem usadas nas temporadas de meia-estação e de inverno.
Os tecidos de malha estão entre os mais antigos do mundo. Não se sabe ao certo quando eles surgiram, mas desde 1.000 a.C. este tecido já era utilizado pelos egípcios. Até o século XVI, a sua produção era manual e só mudou em 1589, quando William Lee inventou uma máquina de tricotar para auxiliar sua esposa na produção dos tecidos na Inglaterra.
Sugestões de modelos com Malha Tricô:
- Moda casual: ideal para fazer blusinhas, suéteres e até vestidinhos de inverno.
Dica da estilista Inês Maximus:
- Para confecção de vestidos o uso do forro de malha helanca é bem-vindo.