Antigamente, a musseline verde esmeralda era chamada de "tecido de seda e ouro". Hoje em dia ainda existem grifes que trabalham com a musseline de seda pura. Porém, além do tecido de seda ter o preço pouco acessível, também é muito frágil.
Existem vários tipos de musseline e a característica principal de todas é a textura pigmentada e o caimento fluido.
A musseline toque de seda é macia, tem um toque suave e é bem transparente. Alguns a chamam de chiffon ou gazar, porém, eles possuem características bem diferentes.
É um tecido mais nobre de textura suave e leve, que a torna muito confortável no corpo. Ela é macia e não enruga, deixando a roupa sempre bem aparente. É ideal para a confecção de trajes que requeiram maior fluidez, pois dá um caimento esvoaçante e charmoso.
Por ser bem transparente, o mais indicado é sempre usar um forro.
Sugestões de modelos com Musseline Toque de Seda:
- Linha Wedding: vestidos fluidos, com saias esvoaçantes e de caimento delicado; saias godê e evasê; sobreposições, camadas e drapeados;
- Moda Festa: vestidos e saias de festa para formatura ou madrinhas e daminhas de casamento, que requeiram maior leveza e fluidez; xales e echarpes;
- Moda Casual: saias ventiladas e esvoaçantes em corte godê ou evasê, drapeadas ou franzidas; camisas femininas e blusinhas de alça soltas ao corpo;
- Moda íntima: linha de pijamas e lingeries, como baby dolls e robbies.
Dicas Da estilista Inês Maximus:
- Para as mulheres de silhueta maior, a dica é usar duas camadas de forro de um tecido leve, como o satin, por exemplo, ou um forro bem encorpado, como é o caso do crepe span ou do cetim com elastano. Assim, evitam-se aquelas marcas indesejadas do tecido sobre o corpo.
- Já para a transparência de camisas ou blusinhas, você pode optar por usar uma regatinha ou top por baixo, ou ainda fazer a frente da peça dupla. Nesse caso, é sempre bom cortar o tecido já dobrado, para ficar no mesmo fio e evitar que as costuras fiquem repuxadas. Isso vai deixar o acabamento impecável.