O QUE COSTURAR COM O TECIDO OXFORDINE MARROM?
O tecido oxfordine é uma variação do oxford, porém mais leve e menos estruturado. Pode ser usado para fazer peças de alfaiataria como blazer, colete e casaquetos. É um tecido de alfaiataria mais leve, por isso também é uma opção para fazer camisas.
Além disso, é utilizado para confecção de uniformes e jalecos e no artesanato para panos de prato, toalhas de mesa e avental.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO OXFORDINE
- É um tecido estruturado e de caimento mais leve que o oxford tradicional.
- Pode ser usado para peças de alfaiataria como blazer, mas é ideal para peças mais leves como camisa.
- É levemente transparente.
QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO NAS PEÇAS DE OXFORDINE
As roupas de alfaiataria têm como característica principal o estilo de corte e a elegância dos acabamentos, portanto, para peças como blazers e casacos é indispensável o uso do tecido de forro.
Sugestões de tecidos de forro: cetim com elastano, forro leve de poliéster ou bemberg.
A ALFAIATARIA NA HISTÓRIA DA MODA
No início da sociedade, a roupa era usada apenas para proteger o corpo. Foi no final da idade média na Europa, que o corte e o tecido da roupa passaram a ser valorizados e surgiu a profissão do alfaiate.
Os alfaiates eram aqueles que faziam roupas de forma artesanal e sob medida para os nobres da época. Inicialmente a alfaiataria era exclusivamente masculina, foi só depois da Revolução Francesa no século XIX que ela passou a fazer parte do guarda-roupa feminino também.