As rendas bordadas aplicadas sobre tules estão sempre presente nos vestidos mais luxuosos da moda noiva e moda festa.
Podem aparecer em apenas algumas partes do vestido ou por todo ele. Além disso, também podem ser rebordadas com pedrarias, miçangas e paetês.
O caimento depende da composição do tule. Se for um tule de poliamida o caimento será mais macio e cederá melhor no corpo. Já os de poliéster são mais sequinhos e igualmente confortáveis.
Os desenhos arabescos e florais nunca saem de moda e são os preferidos das noivas, madrinhas e formandas.
O tecido tule tem este nome porque surgiu na cidade francesa com este mesmo nome, Tulle, por volta de 1700. Mas foram alguns anos mais tarde, em meados de 1800, quando passou a fazer parte dos figurinos de ballet que o Tecido se tornou conhecido.
O tule é construído com fios entrelaçados que criam uma rede transparente, mas bastante firme e estável. Apesar de ser bem fino, garante volume à peça. É muito usado em sobreposições nas saias, além de aparecer em babados e detalhes das roupas.
Sugestões de modelos com tule bordado:
- Linha Wedding: os tules bordados branco ou off-white podem ser usadas em vestidos inteiros ou apenas em algumas partes, ajustados ao corpo ou mais soltinhos e mais rodados; detalhes no véu da noiva;
- Moda Festa: vestidos luxuosos para madrinhas, formandas, daminhas e convidadas (longo ou curto).
Dica da Estilista Inês Maximus:
- O tule bordado por ser um tecido transparente necessita de forro.