O tecido tafetá dupla face acetinado branco recebe esse nome justamente por poder ser tranquilamente utilizado dos dois lados, sendo que um lado é opaco e o outro tem um leve brilho além de um aspecto acetinado. Essa é uma variação do tafetá muito macia, com um toque liso e sedoso, e não tem elastano. Esse é um tipo de tafetá, que normalmente tem o valor mais agregado, por ser extremamente fino e luxuoso além de ser muito elegante.
Nos vestidos o tafetá dupla face traz muita elegância nas saias rodadas em corte godê, evasê, nas saias com pregas. Ele traz um volume muito maior e é perfeito para vestidos sereia com calda porque deixa o vestido super imponente.
Muitas pessoas acham que o tecido, por não ter elastano, não pode ser usado para fazer um vestido mais justo, como um modelo sereia, por exemplo, mas não é verdade. É claro que o fato do tecido não ceder traz menos liberdade de movimento numa roupa mais justa, porém, o que vai definir o conforto é o corte e a modelagem do tecido. Tecidos como esse tafetá, mesmo sem elastano, ficam maravilhosos para vestidos sereia porque conferem estrutura no corpo e na saia, deixando o vestido imponente.
O tafetá é um dos tecidos mais antigos do mundo e surgiu na Pérsia, há pelo menos, mais de mil anos e como grande parte dos tecidos daquela época, ele era feito a partir da seda. A origem desse nome vem da palavra “Taftah” que significa “entrelaçar” ou “tecer”, ou seja, é um nome ligado a forma de fabricação desse tecido. Nas Antiguidades, o tafetá era um dos principais tecidos que vestia a realeza, mais especificamente, usado naqueles vestidos pomposos e imponentes, já que uma das principais características desse tecido é o volume.
Em tempos mais recentes, o tafetá se disseminou em outras composições e variações, mas até hoje mantém o posto de tecido nobre. Afinal, ele está sempre presente no tapete vermelho das principais premiações do mundo artístico, além de ter feito história em figurinos do cinema.
O QUE COSTURAR COM O TECIDO TAFETÁ DUPLA FACE?
- Linha wedding (noivas): vestidos estruturados, com saias em volume, sereia ou evasê, drapeados, franzidos, godês;
- Moda festa: vestidos para madrinhas, daminhas e formandas.