O tecido tafetá madri branco é um tecido mais estático, encorpado, que confere muita estrutura e não cede. Possui um brilho acetinado, além de um aspecto liso e "sequinho", por isso faz um ruído quando friccionado.
Por ser fino, de porte um pouco mais simples e preço bastante acessível, é recomendado para a confecção de forro. Ele tem boa resistência, durabilidade e proporciona bastante conforto ao corpo.
Para modelos justos, como um vestido sereia, esse forro vai proporcionar ainda mais estrutura, contribuindo para disfarçar aquelas marcas indesejadas no corpo.
Já para um vestido godê, num estilo mais princesa, o tafetá além de dar toda estrutura, vai deixar a saia com mais volume. Ele vai servir como a base para a peça. Não vai ficar uma saia murcha, caída e sem vida. O tafetá madri confere um ar pomposo ao vestido.
O forro influencia diretamente no acabamento, caimento e estrutura das roupas. Uma boa modelagem com o tecido certo para a base e para o forro, e bem acabado deixa uma peça única, sofisticada e elegante. É por isso que não podemos dizer que ele é algo "a parte", mas sim que ele é parte da peça.
Pode ser usado como forro de diversas peças que requerem estrutura, desde vestidos de festa dos mais diversos cortes, até peças como blazer de alfaiataria e casacos de lã batida. Esse é aquele forro que confere uma sensação mais geladinha quando encosta na pele. No entanto, para peças de frio isso não interfere, afinal ele retém calor.
O tafetá é um dos tecidos mais antigos do mundo e surgiu na Pérsia, há pelo menos, mais de mil anos e como grande parte dos tecidos daquela época, ele era feito a partir da seda. A origem desse nome vem da palavra “Taftah” que significa “entrelaçar” ou “tecer”, ou seja, é um nome ligado a forma de fabricação desse tecido. Nas Antiguidades, o tafetá era um dos principais tecidos que vestia a realeza, mais especificamente, usado naqueles vestidos pomposos e imponentes, já que uma das principais características desse tecido é o volume.
Em tempos mais recentes, o tafetá se disseminou em outras composições e variações, mas até hoje mantém o posto de tecido nobre. Afinal, ele está sempre presente no tapete vermelho das principais premiações do mundo artístico, além de ter feito história em figurinos do cinema.
Sugestões de modelos com tafetá madri:
- Forro para vestidos estruturados, com saias em volume, sereia ou evasê, drapeados, franzidos ou godês;
- Forro para vestidos de daminha e debutante.
- Forro para casaquetos e jaquetas;
- Forro para confecção de roupas masculinas.
Dicas da estilista Inês Maximus para o tafetá madri:
- O tecido tafetá madri pode ser usado como forro para confecção de qualquer vestido feito com tecido plano, ou seja, com tecido sem elastano;
- O forro deve seguir o caimento do tecido de base. Esse é o princípio da escolha certa. Sendo assim, um tecido estruturado, precisa de um forro estruturado. Da mesma forma que um tecido leve e esvoaçante precisa de um forro equivalente para manter essa característica do caimento.