O QUE COSTURAR COM O TECIDO TRICOLINE COM ELASTANO NUDE
A tricoline é um tecido muito usado para fazer camisas femininas e masculinas, tanto modelos tradicionais de alfaiataria, quanto com recortes e pences. Mas além de ser usada na camisaria, também pode ser usada para fazer vestidos e blusas básicas ou com detalhes diferenciados, como babados, pregas, franzidos e recortes.
Também pode ser usada na confecção de roupas para crianças, especialmente bebês. E no artesanato, para fazer peças de mesa posta, toalhas e etc.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO TRICOLINE
-A tricoline é um tecido de algodão leve e fino, com um caimento levemente estruturado.
-É muito confortável e não retém calor.
-Pode apresentar variações na quantidade de fios: tricoline 30 fios, 40 fios, 80 fios, 180 fios…
-Quando apresentar elastano na composição, seu caimento será mais encorpado e ótimo para fazer peças mais ajustadas ao corpo.
QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO NAS PEÇAS DE TRICOLINE?
Para camisas e blusas o forro é dispensável, mas para saias e vestidos é indicado o uso do forro para um acabamento melhor.
Sugestões de tecidos de forro: a própria tricoline ou cambraia de algodão.
A TRICOLINE NA HISTÓRIA DA MODA:
A tricoline é considerada o tecido base da camisaria do mundo todo. É clássico e por isso, nunca sai de moda
As fibras de algodão são muito antigas, mas inicialmente eram usadas para confecção de tecidos com outros fins, que não eram roupas. Quando passaram a ser utilizados para confecção de roupas, era para vestimentas de trabalho no campo e tinham um aspecto muito rústico.
Com o passar do tempo, com o avanço da tecnologia na área têxtil, os tecidos de algodão foram sendo aprimorados e novas variações foram surgindo. Eles são muito utilizados para roupas casuais e até roupas sociais que pedem mais conforto e frescor.
DICA DA ESTILISTA INÊS MAXIMUS PARA USO DA TRICOLINE
Os tecidos de algodão podem encolher tanto na largura como no comprimento ao lavar, por isso é recomendado adquirir uma margem de 10 a 15 cm a mais do tecido.
Lembre-se de lavar o tecido antes do corte, sem torcer.