O QUE COSTURAR COM O TECIDO TULE COM GLITTER MARSALA?
O tule com glitter é muito utilizado para fazer sobreposição em saias de vestidos de festa para madrinhas, formandas, debutantes, além de vestidos de noiva e para daminhas.
Também pode ser usado para fantasias, saias de ballet e artesanatos em geral.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO TULE COM GLITTER
-É um tecido construído com fios entrelaçados que criam uma rede transparente, mas bastante firme e estável.
-Proporciona um volume para as saias.
-Sua superfície possui um brilho luxuoso.
-O excesso de glitter pode cair conforme for manejado, mas sem descaracterizar o tecido.
-Os tules de poliamida são mais macios e maleáveis que os tules de poliéster.
QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO NAS PEÇAS DE TULE?
O tule é um tecido com transparência, por isso necessita de forro. O tecido de base irá depender do modelo que se deseja confeccionar.
Se for um vestido mais leve, o forro também precisa acompanhar o caimento. Neste caso pode ser crepe nuage ou crepe lorraine, por exemplo. Se for um vestido estruturado e com volume, o forro pode ser de tafetá madri ou tafetá sevilha.
O TULE NA HISTÓRIA DA MODA
O tecido tule tem este nome porque surgiu em Tulle, na França, que era um importante centro de produção têxtil.
No século XVIII, era feito de seda e começou a ser usado para fazer véus de noivas e acessórios de cabeça, como enfeites de chapéu.
Foi no século XIX que o tule se tornou o tecido clássico dos figurinos de ballet clássico, uma vez que era um tecido que oferecia a combinação ideal de volume e leveza para as saias das bailarinas. A bailarina Marie Taglioni foi a primeira a usar uma "saia de tutu" composta por várias camadas de tule que se estendia até os tornozelos.
Com o passar dos anos, o tule começou a ser usado de maneiras diferentes na moda. Um fato marcante foi quando a Rainha Vitória da Inglaterra casou com um vestido de noiva de tule, em 1840. A estilista francesa Coco Chanel também contribuiu com a popularização do tule quando passou a usar este tecido nas suas criações.
DICA DA ESTILISTA INÊS MAXIMUS PARA USO DO TECIDO TULE
Use costura francesa na união das costuras, no lugar da overloque. Pois, como a transparência do tecido revela o avesso, é muito mais bonito ver o acabamento impecável da costura francesa do que os fios da overloque.