Os tecidos de tule de malha nude possuem a trama mais grossa e menos transparente se comparado ao ilusione. Como o próprio nome sugere, é semelhante aos tecidos de malha porque possuem toque macio e esticam muito.
São mais flexíveis e molinhos, além de apresentarem um caimento mais pesado, por isso não armam. A largura do tecido é de 160 cm.
Ideais para confecção de roupas de bailarina e peças que precisam de bastante elasticidade. Não são indicados para bordar, pois não possuem resistência suficiente para isso.
Os tecidos de tule tem este nome porque surgiram na cidade francesa com este mesmo nome, Tulle, por volta de 1700. Mas foram alguns anos mais tarde, em meados de 1800, quando passaram a fazer parte dos figurinos de ballet que o tule se tornou conhecido.
A bailarina Marie Taglioni foi a primeira a usar uma "saia de tutu" composta por várias camadas de tule que se estendia até os tornozelos. Em 1840, o tule ganhou ainda mais destaque depois que apareceu no vestido de noiva da rainha Victoria. Desde então, tornou-se muito versátil com várias cores, texturas e diversos usos.
O tule é construído com fios entrelaçados que criam uma rede transparente, mas bastante firme e estável.
Apesar de ser bem fino, garante volume à peça. É muito usado em sobreposições nas saias, além de aparecer em babados e detalhes das roupas.
Sugestões de modelos com tule de malha:
- Ideais para roupas de bailarina e peças que precisam de bastante elasticidade.