O QUE COSTURAR COM O TECIDO TULE DE MALHA OFF WHITE?
O tule de malha é um tecido muito versátil porque pode ser usado tanto para vestidos de festa quanto para roupas casuais. É ideal para fazer vestidos de caimento pesado e com movimento.
Também pode ser usado para confecção de blusas estilo segunda pele, sobreposições em saias e vestidos, além de roupas íntimas e saídas de praia.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO TULE DE MALHA
-É um tecido flexível e de caimento pesado.
-Apresenta transparência.
-Tem um toque macio e muito confortável.
-Não confere volume.
-Possui a trama mais encorpada e menos transparente se comparado ao tule ilusion.
-Este não é um tule indicado para receber bordados, pois não apresenta resistência para isso.
QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO NAS PEÇAS DE TULE DE MALHA?
O tule é um tecido com transparência, por isso necessita de forro. Sugestões de tecido para forro de peças de tule de malha: cetim com elastano, malha 2ª pele, malha helanca e seda pluma.
O TULE NA HISTÓRIA DA MODA
O tecido tule tem este nome porque surgiu em Tulle, na França, que era um importante centro de produção têxtil.
No século XVIII, era feito de seda e começou a ser usado para fazer véus de noivas e acessórios de cabeça, como enfeites de chapéu.
Foi no século XIX que o tule se tornou o tecido clássico dos figurinos de ballet clássico, uma vez que era um tecido que oferecia a combinação ideal de volume e leveza para as saias das bailarinas. A bailarina Marie Taglioni foi a primeira a usar uma "saia de tutu" composta por várias camadas de tule que se estendia até os tornozelos.
Com o passar dos anos, o tule começou a ser usado de maneiras diferentes na moda. Um fato marcante foi quando a Rainha Vitória da Inglaterra casou com um vestido de noiva de tule, em 1840. A estilista francesa Coco Chanel também contribuiu com a popularização do tule quando passou a usar este tecido nas suas criações.