O QUE COSTURAR COM O TECIDO VELUDO COTELÊ COM ELASTANO BRANCO?
O tecido veludo cotelê pode ser usado para fazer blazers e calças femininas e masculinas. Também pode ser usado para casacos, sobretudos, saias e camisas mais estruturadas.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO VELUDO COTELÊ
-É um tecido de trama fechada e com caimento estruturado.
-Possui uma textura levemente felpuda.
-Apresenta uma superfície riscada lembrando uma mini risca-de-giz.
-Dependendo da forma com que a fibra é prensada na estrutura, pode apresentar um brilho com efeito “molhado”.
QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO NAS PEÇAS DE VELUDO COTELÊ?
Para um bom acabamento é ideal sempre utilizar um forro. Sugestões de tecido para forro: malha helanca, malha 2ª pele e cetim com elastano.
O VELUDO NA HISTÓRIA DA MODA
O veludo é um dos tecidos mais antigos do mundo. Surgiu na Índia, e em meados do século XV, passou a ser fabricado na Itália para uso exclusivo das classes mais nobres. Por isso, até hoje é um tecido considerado sinônimo de riqueza e sofisticação.
Inicialmente o veludo era feito parcial ou totalmente de seda, depois passou a ser produzido a partir de outras fibras naturais, como linho e algodão e também de fibras sintéticas. Isso permitiu com que o tecido se tornasse mais acessível e o popularizou pelo mundo.
Depois do seu auge nos anos 70 e 90, o veludo voltou a fazer sucesso. É um tecido versátil em todas as estações, pois além de dar um toque super moderno, traz conforto e elegância a quem o veste.