O tecido cotelê é uma variação do veludo, caracterizado por ser mais estruturado e levemente felpudo.
O seu nome vem do Francês côtelé e quer dizer “com costelas, nervuras, reentrâncias”. Ele apresenta uma superfície riscada lembrando uma mini risca-de-giz de brilho fosco, que tornam o tecido casual chique. Estas linhas verticais ajudam a dar um efeito de visual mais alongado.
Por ser mais resistente, é um tecido muito utilizado na confecção de roupas para outono/inverno. Seu material protege e ajuda manter a temperatura do corpo. É clássico e atemporal.
O veludo é um dos tecidos mais antigos do mundo. Surgiu na Índia e em meados do século XV passou a ser fabricado na Itália para uso exclusivo das classes mais nobres. Por isso até hoje é um tecido considerado sinônimo de riqueza e sofisticação.
Inicialmente o veludo era feito parcial ou totalmente de seda, depois passou a ser produzido a partir de outras fibras naturais, como linho e algodão e também de fibras sintéticas. Isso permitiu que o tecido se tornasse mais acessível e o popularizou pelo mundo.
Depois do seu auge nos anos 70 e 90, o veludo voltou a fazer sucesso e foi escolhido como uma das principais tendências do ano. É um tecido coringa em todas as estações, pois além de dar um toque super moderno, traz conforto e elegância a quem o veste.
Sugestões de modelos com tecido cotelê:
- Moda Festa masculina: blazers e calças.
- Moda Casual: casacos, sobretudos, saias, calças, coletes, camisas e roupas esportivas.