O veludo preto com brilho furtacor é uma das variações sintéticas do veludo, caracterizada por pelos curtos e trama densa. Igual ao cotelê, sua superfície também apresenta riscas lembrando uma mini risca-de-giz. Estas linhas verticais ajudam a dar um efeito de visual mais alongado. Possui uma textura mais grossinha, mas ricamente macia e suave.
Devido as diversas formas que a fibra é prensada na estrutura, o tecido ganha um brilho acetinado muito bonito que podemos chamar de efeito “molhado”. Seu caimento é reto.
É um tecido democrático que pode ser facilmente utilizado tanto na confecção de vestidos de festa luxuosos quanto em roupas casuais do dia-a-dia.
O veludo é um dos tecidos mais antigos do mundo. Surgiu na Índia e em meados do século XV passou a ser fabricado na Itália para uso exclusivo das classes mais nobres. Por isso até hoje é um tecido considerado sinônimo de riqueza e sofisticação.
Inicialmente o veludo era feito parcial ou totalmente de seda, depois passou a ser produzido a partir de outras fibras naturais, como linho e algodão e também de fibras sintéticas. Isso permitiu que o tecido se tornasse mais acessível e o popularizou pelo mundo.
Depois do seu auge nos anos 70 e 90, o veludo voltou a fazer sucesso e foi escolhido como uma das principais tendências do ano. É um tecido coringa em todas as estações, pois além de dar um toque super moderno, traz conforto e elegância a quem o veste.
Sugestões de modelos com Tecido veludo canelado:
- Moda Festa: vestidos longos e curtos para madrinhas de casamento e formandas;
- Moda Casual: blusinhas, saias e vestidos.
Dica da estilista Inês Maximus:
- Para um bom acabamento é sempre ideal utilizar um forro. No caso do Tecido Veludo Alemão Canelado pode ser utilizado a malha helanca.