O QUE COSTURAR COM O TECIDO VISCOLINHO
O tecido viscolinho possui um caimento leve e fluído que resulta em peças mais soltas, ideal para fazer camisas, blusas e calças. Além de diferentes tipos de saias e vestidos: com babados, saia franzida, corte evasê e corte godê.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TECIDO VISCOLINHO
- Seu caimento é leve.
- É um tecido fresco, perfeito para dias quentes.
- Possui um aspecto rústico semelhante ao linho, mas com um toque mais suave e confortável, típico da viscose.
- É muito confortável.
QUAL TECIDO IDEAL PARA USAR DE FORRO NAS PEÇAS DE VISCOLINHO
Para camisas e blusas, o forro pode ser opcional.
Sugestões de tecidos para forro: cambraia de algodão, tricoline e viscose.
A VISCOSE NA HISTÓRIA DA MODA
A viscose é a primeira fibra têxtil artificial utilizada desde 1905. Surgiu devido a busca por alternativas às fibras naturais, como algodão e seda.
Foi descoberta por um químico suíço chamado Georges Audemars que desenvolveu um processo para transformar a celulose, derivada da madeira, em fibras têxteis. Mais tarde, cientistas britânicos aprimoraram esse processo e fabricaram a “seda artificial”, a viscose.
A viscose logo ganhou popularidade na moda devido à sua capacidade de imitar a aparência e o toque da seda, mas com um custo mais baixo. Com o avanço da tecnologia, surgiram novas técnicas de tingimento e estamparia que contribuíram para a diversificação das opções de viscose.
DICA DA ESTILISTA INÊS MAXIMUS PARA USO DO TECIDO VISCOSE
Os tecidos de viscose podem encolher tanto na largura como no comprimento ao lavar, por isso é recomendado adquirir uma margem de 10 a 15 cm a mais do tecido.
Lembre-se de lavar o tecido antes do corte, sem torcer.
Ao lavar, pendure as peças de viscose encharcadas de água no varal. A água fará com que ela pese e assim, secará mais lisa, o que irá facilitar na hora de passar com ferro.